janeiro 31, 2012

Afiliada do SBT no Piauí é a primeira do nordeste com portal interativo




Em almoço para publicitários do Piauí e outros estados do Nordeste, a TV Cidade Verde lançou seu portal da interatividade, ainda em fase experimental. Nesta segunda-feira (30), quem possui televisor com as configurações necessárias da TV Digital em Teresina pode acessar notícias e outras informações na tela do seu aparelho, enquanto assiste a programação. A emissora é a primeira no Nordeste a usar tal tecnologia e a quinta afiliada ao SBT com o sistema, lançado em São Paulo pela rede no último dezembro.

Evelin Santos/Cidadeverde.com

Roberto Franco mostra o portal interativo no sinal da TV Cidade Verde

O modelo do portal da interatividade elaborado após pesquisas do Sistema Brasileiro de Televisão, foi apresentado durante palestra do diretor de rede e assuntos regulatórios do SBT, Roberto Franco, que veio a Teresina especialmente para o evento. “A gente construiu todo o formato pesquisando, entendendo o público”, explicou. Foram três anos de trabalho, envolvendo também uma pesquisa que apontou, ainda em 2007, quais eram os interesses do público em um portal dentro da TV. Notícias, tempo, programação da emissora e compras foram alguns dos itens mais lembrados.
O portal da interatividade já está disponível nas cidades de São Paulo, Brasília/DF, Rio de Janeiro e Porto Alegre/RS. O Piauí é o quinto a aderir ao sistema e o segundo onde Roberto Franco fez a demonstração do mesmo. Ele elogiou a iniciativa da TV Cidade Verde e substituiu o termo pioneirismo pelo neologismo “Piauieirismo”. Também citou a emissora de Teresina como a com maior programação regional entre as afiliadas e uma prova de que é possível desenvolver grandes projetos fora do eixo Rio-São Paulo. “O SBT é a TV mais feliz do Brasil. E aqui nós temos a emissora mais feliz do SBT”.



O diretor de rede do SBT também falou sobre os motivos que levaram a rede a se tornar pioneira na interatividade da TV Digital. “O SBT tem no seu DNA a proximidade com o telespectador. É do SBT o maior índice de retorno de promoções do Brasil,” diz Roberto Franco, citando o exemplo do programa Show do Milhão, que em seis meses recebeu 75 milhões de cartas.

Como funciona
Meteorologia, últimas notícias, bastidores da televisão e outros recursos estão disponíveis no portal da interatividade. No futuro, as notícias do sistema na TV Cidade Verde HD serão locais. Será possível também votar em enquetes promovidas durante os programas, tudo através do controle remoto. “Se ele tiver internet, ótimo. Se ele não tiver, também funciona. 90% do que está no portal não usa conexão (de internet)”, explica Franco.

Para acessar, é preciso ter um aparelho de TV capaz de receber os recursos da interatividade, com conversor digital e o software Ginga. O serviço fica disponível 24 horas por dia, gratuitamente.





“A TV Cidade Verde tem o orgulho de ser pioneira mais uma vez e propiciar esse sistema de interatividade. Se você está pensando em comprar uma TV, já procure saber se a televisão que você está comprando vai ter interatividade. Porque logo, logo, quando o Tony (Trindade, no Jornal do Piauí) lançar alguma enquete as pessoas vão poder manifestar essa opinião pelo controle remoto e o resultado já vai sair no ar. Isso é o que há de mais moderno em termos de interatividade em TV digital no Brasil e a gente consegue chegar na frente mais uma vez”, disse o diretor-presidente do Grupo Cidade Verde, Jesus Tajra Filho.

Raoni Barbosa


Publicitários do Piauí, Maranhão, Ceará, Pernambuco e Bahia participaram do almoço no estúdio Maria Amélia Tajra. Além da palestra com Ricardo Franco, eles ouviram uma explanação de Sandra Reis, gerente da filial do Ibope Media em Fortaleza/CE. O instituto é responsável por pesquisas de audiência também em São Luís/MA, Belém/PA e na região de Teresina e Timon/MA. Na última rodada feita na Grande Teresina, a TV Cidade Verde apareceu na vice-liderança em audiência.



Histórico
A TV Cidade Verde foi a primeira emissora a HD no Nordeste e a segunda afiliada do SBT no País. Desde março em 2009, quando aderiu ao sistema, toda a produção de telejornais e programas é feita e transmitida em alta definição, algo exclusivo até hoje. Comerciais de TV também já são exibidos em HD, o que em breve acontecerá com as transmissões ao vivo fora dos estúdios.

Fonte: TV Foco

0 comentários:

Postar um comentário

Estação da TV !